Intercâmbio: contratar seguro viagem com antecedência faz toda a diferença
Setor deve crescer 20% em 2025, e estudantes precisam redobrar atenção com trâmites obrigatórios para evitar contratempos
Com previsão de crescimento de aproximadamente 20% em 2025, segundo levantamento da STB (Student Travel Bureau), o setor de intercâmbio estudantil exige cada vez mais preparo, organização e atenção aos detalhes. Dentre os itens indispensáveis para uma experiência segura e bem-sucedida, a contratação antecipada do seguro viagem se destaca como medida essencial — e estratégica.

Segundo Anna Angotti, gerente de seguros de vida individual e de viagem da Omint, o seguro pode ser contratado até um dia antes do embarque, mas o ideal é providenciá-lo assim que houver a confirmação das passagens. “Além de garantir suporte durante a viagem, o seguro pode oferecer coberturas preventivas, como o reembolso de despesas em caso de cancelamento da viagem, o que representa um grande alívio financeiro”, explica.
Pouco conhecida, essa cobertura permite o reembolso de valores não reembolsáveis — como passagens e hospedagem — caso algum evento previsto na apólice (como visto negado, demissão, roubo de documentos ou cancelamento do curso) impeça o estudante de embarcar.
“O seguro viagem é um aliado desde o planejamento. Ele protege o investimento e traz tranquilidade diante dos imprevistos, inclusive antes do embarque”, destaca Angotti.
Além da cobertura médica obrigatória para entrada em diversos países, o seguro contempla também situações comuns durante o intercâmbio, como a necessidade de retorno antecipado por questões familiares ou de saúde. Contar com uma central de atendimento 24 horas pode fazer toda a diferença, especialmente para quem está viajando sozinho pela primeira vez.
Nos países europeus signatários do Tratado de Schengen, como Alemanha e França, o seguro viagem é uma exigência legal, com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas hospitalares. Sem esse comprovante, o estudante pode ser impedido de entrar no país.

Matéria publicitária produzida por Hubbo MktAgência de Publicidade
Esta produção é assinada pela Hubbo Mkt, uma consagrada e renomada agência de publicidade, reconhecida nacionalmente pelo seu mérito em criatividade, inspiração, arte e performance de alto nível na criação de marcas, campanhas e conceitos para negócios em geral. Com mais de uma década de atuação no mercado capixaba, a Hubbo Mkt é uma das marcas que integram o ecossistema Hubbo Business.
Sob a liderança de seu fundador e CEO, Reginaldo Costa, a agência conta com uma equipe altamente especializada em desenvolvimento criativo, web design, roteirização e edição de vídeos, social media, campanhas digitais e offline, automações, veiculações publicitárias e muito mais. A Hubbo também oferece mentorias para estruturação de projetos de mídia em múltiplos formatos, sempre com foco em resultados, inovação e excelência.
Quando o assunto é transformar ideias em experiências de marca impactantes, a Hubbo é referência.