Compras de Natal: Descubra os “Queridinhos” dos Brasileiros
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Compras de Natal: Descubra os “Queridinhos” dos Brasileiros

Pesquisa do Instituto Locomotiva revela que vestuário, alimentos e bebidas dominam o topo dos desejos natalinos

Um estudo realizado pelo Instituto Locomotiva evidencia que 48% dos brasileiros têm a intenção de gastar mais no Natal deste ano em comparação a 2023. Nas classes A e B, o percentual eleva-se para 55%, enquanto nas classes D e E, registra-se uma redução para 36%. Outros 28% dos brasileiros afirmam que manterão os mesmos níveis de despesa, e 24% projetam cortes nos gastos nesta ocasião festiva.

As roupas lideram o ranking das categorias mais desejadas. De acordo com a pesquisa, 80% dos brasileiros planejam adquirir vestuário, seja para si próprios ou como presentes. Em seguida, encontram-se os alimentos e bebidas, com 79%. A terceira posição no ranking apresenta uma divisão clara entre gêneros: enquanto os homens preferem calçados, as mulheres optam por cosméticos.

“Do ponto de vista do consumidor, este Natal será marcado por uma dualidade: o desejo de celebrar e presentear por um lado, e a necessidade de controlar os gastos por outro. Observamos um aumento significativo no consumo durante a última Black Friday. Nossa pesquisa indica que a maioria dos brasileiros planeja presentear, com quase metade deles prevendo até mesmo um gasto superior ao do Natal passado”, observa o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

O estudo ainda revela que 77% dos brasileiros pretendem realizar compras tanto em lojas físicas quanto em canais online. “No entanto, a inflação e os elevados juros continuam a influenciar as decisões de consumo desses brasileiros”, acrescenta Meirelles.

“Roupas, alimentos e bebidas lideram a lista de desejos de presentes, e o comércio eletrônico se apresenta como uma alternativa valiosa para a comparação de preços. Para os varejistas, o desafio reside em oferecer produtos e serviços que atendam a essas demandas de consumidores que se encontram em uma encruzilhada sobre se vale ou não a pena gastar”, complementa.

Categorias “queridinhas” dos brasileiros:
  1. 80% – roupas
  2. 79% – alimentos e bebidas
  3. 75% – calçados
  4. 70% – cosméticos
  5. 56% – artigos para casa e decoração
  6. 55% – artigos esportivos
  7. 54% – eletrônicos
  8. 52% – artigos infantis
  9. 45% – livros e papelaria
  10. 44% – jogos
  11. 43% – eletrodomésticos
  12. 40% – móveis
  13. 39% – turismo e viagem
  14. 36% – ferramentas

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