Condenado pelo assalto ao Banco Central em 2005 é alvo de megaoperação policial
Nesta sexta-feira (23), a Polícia Civil de São Paulo executou a quinta fase da operação Downtown, cujo foco principal foi Jean Ricardo Galian, condenado pelo assalto ao Banco Central em Fortaleza, no ano de 2005.
Atualmente, Galian está envolvido em atividades de lavagem de dinheiro e possui vínculos com vários dos 28 hotéis situados na Cracolândia, que foram fechados na etapa anterior da operação, em junho deste ano.
Além disso, ele é suspeito de conexões com o tráfico de drogas. Pertences de Galian, como uma motocicleta de luxo, relógios e dinheiro, foram confiscados pela polícia, que suspeita que tais itens provêm de delitos anteriores.
Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a operação de hoje resultou na execução de 31 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Guarulhos, Guarujá, Londrina (PR) e Chuí (RS).
Além dos itens mencionados, foram apreendidos documentos, dinheiro em dólares, euros e libras, celulares e computadores. Contas e ativos financeiros das empresas sob investigação também foram bloqueados.
A fase inaugural da Operação Downtown ocorreu em junho de 2023. Desde então, 53 indivíduos foram detidos e mais de 180 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.