Educação Financeira nas Escolas: Um Passo Essencial para um Brasil Mais Consciente e Sustentável
BRASILECONOMIAEDUCAÇÃOGERALÚLTIMAS NOTÍCIAS

Educação Financeira nas Escolas: Um Passo Essencial para um Brasil Mais Consciente e Sustentável

Com apoio do setor de seguros e de líderes visionários como Reginaldo Costa, proposta aprovada na Câmara insere o tema nos ensinos fundamental e médio e abre caminho para um futuro de mais equilíbrio e prosperidade

Em um movimento que promete transformar a relação das futuras gerações com o dinheiro, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (23), a inclusão da educação financeira como disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e é defendida por diversas instituições e lideranças do setor financeiro e de seguros, como a Susep (Superintendência de Seguros Privados), e agora avança para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

A medida foi celebrada por educadores, especialistas e profissionais do mercado, que veem na proposta um divisor de águas na formação dos brasileiros. Entre essas vozes, destaca-se Reginaldo Costa, corretor de seguros, de imóveis e consultor financeiro, que atua há mais de duas décadas com foco em segurança patrimonial, orientação estratégica e educação para a vida.

“A educação financeira é tão importante quanto qualquer outro conteúdo pedagógico, pois prepara os indivíduos para um aprendizado primordial da vida: como lidar com finanças. Mais importante que conquistar recursos é saber administrá-los diante das oportunidades e dos apelos do consumo. Com o mínimo de conhecimento financeiro, pessoas evoluem, melhoram sua qualidade de vida, conquistam estabilidade e despertam para o empreendedorismo — promovendo, assim, equilíbrio econômico e social”, afirma Reginaldo.

Um olhar além dos números: finanças como ferramenta de vida

O texto aprovado, relatado pelo deputado Maurício Carvalho (União-RO), prioriza a inserção prática e efetiva do tema nas salas de aula, mesmo excluindo elementos como o selo “Escola Amiga da Educação Financeira” e a Campanha Nacional Pró Ensino da Educação Financeira do conteúdo original.

O assunto foi amplamente discutido na Conseguro 2025, evento realizado pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), onde especialistas reforçaram a urgência de se ampliar o alcance da educação financeira nas escolas. A diretora da Susep, Júlia Lins, destacou que o Brasil ainda enfrenta um déficit cultural sobre o tema, tanto na população quanto nas instituições públicas.

Já o diretor da Febraban, Amaury Oliva, trouxe dados que evidenciam a fragilidade da educação financeira no país: 84% dos brasileiros vivem em risco financeiro, um terço gasta mais do que ganha e 32% não têm qualquer reserva de emergência. Ainda segundo ele, apenas 53% reconhecem que precisam aprender mais sobre finanças.

Reginaldo Costa: experiência a serviço da transformação

Com uma trajetória consolidada, Reginaldo Costa é fundador da Focovix Corretora de Seguros, referência em soluções de proteção e crédito desde 1997 no Espírito Santo. Também é idealizador da Feittus Empreendimentos Imobiliários, que atua desde 2017 no setor de desenvolvimento urbano e investimentos imobiliários. Sua experiência abrange diversos tipos de seguros, produtos financeiros e garantias — sempre com foco em agilidade, segurança e excelência no atendimento.

Além disso, Reginaldo se destaca como mentor de empresários, empreendedores e indivíduos, promovendo educação comportamental, inteligência emocional e performance de alto nível, com foco em resultados exponenciais na vida pessoal, profissional e nos negócios.

Sua atuação vai além do mercado: é uma voz ativa na promoção de educação financeira como ferramenta de desenvolvimento humano, econômico e social. Ao comentar a aprovação da proposta na Câmara, reforça:

“Estamos dando um passo essencial para que os jovens não apenas sonhem, mas saibam como construir esses sonhos com responsabilidade, estratégia e consciência.”

Matéria produzida pela Equipe de Redação e de produção de conteúdo publicitário da HubboMkt Agência de Marketing e Publicidade, uma empresa ligada a Holding de Negócios da Hubbo Business.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:BRASIL

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *