Exercício Pode Facilitar o Acúmulo Saudável de Gordura, Aponta Pesquisa
O exercício físico, além de auxiliar na redução da gordura, pode promover um acúmulo adiposo mais benéfico, conforme indicado por um estudo recente.
“Manter um estilo de vida ativo e realizar exercícios de maneira constante ao longo do tempo transforma o tecido adiposo em um local mais propenso ao armazenamento de energia extra em condições de ganho de peso”, observou Jeffrey Horowitz, autor sênior do estudo e professor na Escola de Cinesiologia da Universidade de Michigan.
Para examinar o efeito do exercício no tecido adiposo, os pesquisadores compararam a gordura subcutânea de dois grupos de 16 indivíduos obesos: um que praticava exercícios regularmente, pelo menos quatro vezes por semana durante no mínimo dois anos, e outro que não se exercitava frequentemente, conforme publicado na revista Nature Metabolism na terça-feira (10).
Os participantes com histórico de exercícios regulares apresentavam células com características que favoreciam o armazenamento de gordura — incluindo maior densidade de vasos sanguíneos, composição proteica aprimorada e menor quantidade de células inflamatórias, relatou Horowitz.
É crucial que o tecido adiposo subcutâneo tenha uma capacidade aumentada para que, em caso de ganho de peso, o excesso de gordura se acumule nesta região em vez de locais mais prejudiciais, como o coração ou o fígado, acrescentou.
“Infelizmente, a grande maioria de nós, incluindo aqueles que mantêm uma rotina de exercícios regulares, tende a ganhar peso com o avanço da idade”, afirmou. “Se conseguirmos aumentar a capacidade de armazenamento no nosso tecido adiposo, menos gordura será direcionada ao fígado, ao coração e a outras áreas que, quando excessivas, podem apresentar graves problemas.”
O estudo ressalta a necessidade urgente de aprofundar o conhecimento sobre o tecido adiposo e suas implicações na saúde metabólica e nas mudanças no estilo de vida, segundo Andrew Freeman, diretor de prevenção cardiovascular e bem-estar no National Jewish Health em Denver, que não participou da pesquisa.
“Estar acima do peso pode não contar toda a história”, observou ele.
Um Tecido Adiposo Mais Eficiente
Muitas pessoas reagem negativamente ao termo “gordura”, mas tal reação nem sempre é produtiva, observou Horowitz.
“O tecido adiposo desempenha um papel crucial na saúde”, afirmou. “Ele serve, de fato, como um importante reservatório de energia extra.”
Anteriormente, acreditava-se que o tecido adiposo era exclusivamente um depósito de energia, mas pesquisas recentes indicam que ele possui diversas funções, conforme Freeman. “É razoável manter um certo nível de gordura como reserva, mas não ao patamar comum entre os americanos”, acrescentou.
O objetivo não é aumentar a quantidade de tecido adiposo, mas sim aprimorar sua capacidade de armazenamento, explicou Horowitz. O ideal é que a gordura se acumule sob a pele; caso contrário, ela pode se depositar em órgãos como fígado, coração ou pâncreas, comprometendo seu funcionamento, acrescentou.
Recomendações para Exercícios
A principal conclusão do estudo é que um armazenamento adiposo mais saudável oferece mais um motivo para adotar um estilo de vida fisicamente ativo, destacou Horowitz.
“Não estamos alterando as recomendações, mas ampliando a compreensão dos benefícios do exercício”, afirmou.
Para iniciar, Freeman sugere experimentar atividades físicas pela manhã.
“Funciona como um estimulante natural, comparável ao café em muitos casos”, observou. E não é necessário recorrer a academias pagas.
“Existem inúmeras formas de exercício, e integrar uma rotina diária é o mais crucial”, acrescentou Freeman.
O objetivo é alcançar 30 minutos diários de atividade intensa que provoque ofegância, embora seja possível começar com caminhadas ao redor do quarteirão, recomendou ele.
“Naturalmente, é fundamental consultar um médico para assegurar a segurança da prática”, concluiu Freeman.