Fies 2025: divulgada pré-seleção para o segundo semestre
EDUCAÇÃOESPÍRITO SANTO

Fies 2025: divulgada pré-seleção para o segundo semestre

Estudantes que foram pré-selecionados têm até 1º de agosto para complementar o cadastro no Portal Acesso Único
Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira, 29 de julho, o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. A lista com os nomes dos estudantes pré-selecionados está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Nesta edição, o programa recebeu 276.140 inscrições, feitas por 111.402 candidatos – cada estudante podia escolher até três opções de curso. Para o Fies Social, voltado a pessoas de baixa renda, foram registradas 24.057 inscrições. Ao todo, foram ofertadas 74,5 mil vagas, distribuídas em 18.419 cursos e turnos de 1.215 instituições particulares.

Os pré-selecionados devem complementar as informações no sistema entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Depois dessa etapa, será necessário comprovar os dados informados no ato da inscrição, presencialmente ou de forma digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida.

Quem não foi selecionado na chamada única entra automaticamente na lista de espera, com convocações previstas entre 5 de agosto e 19 de setembro.

AÇÕES AFIRMATIVAS — Desde 2024, o Fies reserva vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, tanto no formato tradicional quanto no Fies Social. Neste último, 50% das vagas são destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) dentro do prazo previsto em edital. Para esse grupo, é possível financiar até 100% dos encargos educacionais.

FIES SOCIAL — Criado pela Resolução nº 58/2024, o Fies Social reforça o papel do programa como instrumento de inclusão, voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade. A medida retoma a função social do financiamento estudantil, ampliando o acesso à educação superior e contribuindo para a transformação da realidade de milhares de jovens.

FIES — O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260/2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que participem do programa.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0
Maryhanderson Ramos Ovil
Jornalista e redatora, publicitária

You may also like

More in:EDUCAÇÃO

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *