Lula: “É imperativo avançar na criação de um arcabouço jurídico que proteja crianças, mulheres e minorias no ambiente digital”
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta segunda-feira, 17 de março, em Brasília (DF), da cerimônia de posse do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, Lula defendeu a regulamentação das redes sociais, como forma de combater o problema da desinformação e da propagação do ódio no ambiente digital.
» Íntegra do discurso do presidente Lula
“Diante de uma falta de regulamentação adequada, temos observado uma tendência de concentração de poder sem precedente nas oligarquias digitais. Um poder absolutista, que desconhece fronteiras e visa subjugar as jurisdições nacionais. É imperativo avançar na criação de um arcabouço jurídico robusto, que promova a concorrência justa e proteja as crianças, as mulheres e as minorias”, declarou. “É preciso assegurar que todos tenham acesso equitativo às oportunidades no ambiente digital e que estejamos todos protegidos da ameaça de uma nova forma de colonialismo, o chamado colonialismo digital”, completou Lula.
Em seu discurso, o presidente ressaltou que a cerimônia marca a celebração da renovação de uma das instituições mais importantes do país e reafirmou o compromisso com os valores que ela representa: a democracia, a justiça e os direitos humanos. “A vocês, que assumem a nobre missão de liderar esta instituição, desejo sabedoria, coragem e determinação para seguir defendendo os valores que nos unem como brasileiros”, disse Lula.