Lula reforça protagonismo do Brasil na agenda climática mundial
ESPÍRITO SANTOPresidencialSem categoria

Lula reforça protagonismo do Brasil na agenda climática mundial

Após Cúpula do BRICS, presidente destaca urgência de transformação econômica e social para enfrentar colapso O mundo precisa saber: se acreditarmos no que a ciência está dizendo, vamos ter que mudar de comportamento. As mudanças são concretas e irreversíveis se nada for feito. Está nas nossas mãos cuidar disso”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou nesta segunda-feira, 7 de julho, durante declaração à imprensa após a Cúpula dos Chefes de Estado do BRICS, no Rio de Janeiro (RJ), o compromisso do Brasil no enfrentamento das mudanças climáticas e a urgência de uma transformação no modelo de desenvolvimento global, alinhada à preservação ambiental e à redução das desigualdades.

Ao citar a realização da COP30, que ocorrerá em Belém (PA) no mês de novembro, o presidente defendeu que os líderes mundiais assumam responsabilidades diante das evidências científicas sobre a crise climática. “O mundo precisa saber: se acreditarmos no que a ciência está dizendo, vamos ter que mudar de comportamento. As mudanças são concretas e irreversíveis se nada for feito. Está nas nossas mãos cuidar disso”, alertou.

O presidente também defendeu uma reorganização das prioridades globais, com ênfase em justiça climática, financiamento adequado e políticas públicas voltadas à saúde e à preservação da vida. “É preciso mudar o nosso comportamento com relação ao tratamento da saúde do povo. É preciso que a gente mude o nosso comportamento com relação ao modelo de desenvolvimento. A gente precisa construir a paz no mundo. Essas são as coisas mais sagradas que nós decidimos”, disse PROTAGONISMO — Para o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente da COP30, o encontro do BRICS reforçou o protagonismo brasileiro na agenda ambiental e o apoio internacional à conferência. “Ficou claríssimo hoje o apoio de todos os países presentes à COP30 e o desejo muito grande de que esse esforço fortaleça o multilateralismo e concentre esforços no combate à mudança do clima”, avaliou.

SESSÃO PLENÁRIA — Na manhã desta segunda (7), ao discursar na Sessão Plenária “Meio Ambiente, COP30 e Saúde Global”, Lula lembrou que o aquecimento global ocorre em ritmo mais acelerado do que o previsto e que as florestas tropicais estão sendo empurradas para o ponto de não retorno. “Nosso desafio é alinhar ações para evitar ultrapassar um grau e meio de aumento da temperatura do planeta. Será preciso triplicar energias renováveis e duplicar a eficiência energética. É inadiável promover a transição justa”, COP30 — A realização da COP30 em Belém marca uma nova etapa para o Brasil na agenda ambiental. Será a primeira vez que uma Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança do Clima ocorrerá na Amazônia, bioma estratégico para o equilíbrio climático do planeta. O país tem atuado de forma ativa na construção de consensos multilaterais, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a preservação das florestas tropicais e a justiça climática. O Brasil vem mobilizando esforços internacionais para garantir financiamento climático, impulsionar a transição energética e combater a desigualdade ambiental. A COP30 consolida esse caminho e coloca o país como articulador de uma agenda climática ambiciosa e A CÚPULA DO BRICS – A Cúpula dos Chefes de Estado do bloco, encerrada nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro (RJ), foi a primeira a reunir 11 membros titulares e 10 países parceiros. O encontro também contou com a participação de oito países convidados e de diversos representantes de organizações internacionais, incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres; a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala; o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus; e a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, a ex-presidenta Dilma Rousseff.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0
Maryhanderson Ramos Ovil
Jornalista e redatora, publicitária

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *