Mpox: Organização Mundial da Saúde Aprova Primeira Vacina para Uso Emergencial em Crianças
Este Imunizante Representa a Primeira Alternativa para Crianças Menores de Um Ano de Idade
A Organização Mundial da Saúde (OMS) formalizou a aprovação da vacina LC16m8 contra a Mpox para figurar na lista de insumos de uso emergencial. Este avanço marca a segunda autorização concedida pela entidade para o controle e a prevenção da doença, que foi oficialmente declarada uma emergência global no mês de agosto.
Conforme dados divulgados pela Organização, em 2024, foram registrados casos da doença em ao menos 80 países, abrangendo 19 nações africanas. A República Democrática do Congo, país mais devastado pela enfermidade, concentra a maior parte dos casos suspeitos.
Em sua publicação nas redes sociais, o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, sublinhou que a vacina LC16m8 se constitui na primeira aprovada para utilização em crianças menores de um ano de idade, residentes em áreas afetadas por surtos de Mpox.
“Trata-se de um passo crucial para a proteção de populações vulneráveis, especialmente os infantes, em um momento em que a propagação da Mpox permanece em ascensão”, escreveu Tedros em seu comunicado.
O dirigente ressaltou que, nos últimos dois meses, cerca de metade dos casos suspeitos registrados na República Democrática do Congo envolvem crianças com menos de 12 anos. “O total de casos suspeitos ultrapassou a marca de 40 mil este ano, com 1.200 óbitos registrados”, afirmou.
No mesmo post, Tedros alertou para a intensificação dos surtos em Burundi e Uganda. Além disso, a OMS convocou uma reunião de emergência para a próxima sexta-feira, 22, com o intuito de reavaliar o cenário global da doença.