O Governo Vislumbra Declínio Sustentado do Dólar até Fevereiro
A Intenção é Consolidar a Expectativa de Novos Corte em 2025
O governo federal projeta que, uma vez aprovado o pacote fiscal, o dólar ingressará em uma trajetória descendente até fevereiro. Recentemente, a moeda americana alcançou a marca de R$ 6,20, evidenciando a volatilidade persistente no cenário econômico.
Assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam que, com o tempo, o impacto da frustração inicial em relação às medidas fiscais se diluirá. A expectativa é de que os sinais de endurecimento fiscal se consolidem e reforcem a confiança dos investidores e do setor produtivo.
A estratégia contempla, ainda, que, no decorrer de janeiro, o presidente reiterará a possibilidade de anúncios de novas medidas fiscais em 2025, com vistas a preservar o compromisso com a estabilidade econômica.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve, por sua vez, reforçar este compromisso no Fórum Econômico de Davos, buscando legitimidade internacional para as políticas fiscais.
No Palácio do Planalto, assessores têm defendido a reaproximação com o setor produtivo e com o mercado financeiro, buscando restaurar a confiança e mitigar as pressões cambiais.
Em entrevista recente, o prefeito Edinho Silva, figura proeminente na corrida sucessória para a liderança do PT, afirmou estar empenhado em integrar o mercado nas discussões governamentais.
Entre as propostas debatidas, destaca-se a ideia de que o ministro Fernando Haddad possa conduzir um tipo de roadshow no início do próximo ano, com o objetivo de elucidar as perspectivas econômicas e políticas para o ano vindouro.
No Palácio do Planalto, há consenso entre assessores governamentais de que, dada a atual instabilidade no mercado, a implementação da reforma tributária sobre a renda será postergada para março. A proposta envolve, tanto a ampliação da faixa de isenção para indivíduos com rendimentos mensais até R$ 5 mil, quanto a introdução de tributação sobre os ganhos superiores a R$ 50 mil.
Já se encontra preparada, inclusive, uma campanha publicitária, cuja veiculação está prevista para ocorrer somente quando a matéria estiver em discussão no Congresso Nacional.