A renomada pintura do artista de rua britânico Banksy, “Garota com Balão”, foi restituída após o roubo ocorrido na galeria de Londres na semana passada. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (13), a polícia informou que dois homens foram detidos.
A obra, que ilustra uma jovem segurando um balão vermelho em forma de coração, é amplamente reconhecida e possui vários murais semelhantes em Londres e em outras localidades.
Conforme relatado pela polícia, a pintura foi o único item subtraído na invasão e será devolvida à galeria. Os suspeitos, com idades de 47 e 53 anos, foram formalmente acusados de roubo na quinta-feira (12) e permanecem em custódia. Ambos compareceram ao tribunal, receberam liberdade sob fiança e têm nova audiência agendada para 9 de outubro.
A “Garota com Balão” surgiu pela primeira vez nas ruas do bairro de Shoreditch, em Londres, no ano de 2002, com Banksy realizando outras versões da obra no sul de Londres em 2004 e no muro entre Israel e a Cisjordânia em 2005.
Banksy conquistou notoriedade por seus grafites exteriores marcados por uma ironia aguda e temas políticos. Originalmente um modesto grafiteiro de Bristol, seu trabalho artístico ascendeu a uma notoriedade e valor excepcionais.