Praticar Esportes na Infância Faz Bem ao Coração para Sempre
“Sabemos que o exercício físico é um estressor – a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem durante a atividade. Isso acontece por causa dos ajustes do sistema nervoso autônomo. Mas o que ocorre quando você pratica esportes com regularidade na infância e adolescência? O corpo se adapta para encontrar o equilíbrio ideal, favorecendo o sistema parassimpático”, explica o pesquisador.
Em outras palavras, o exercício faz com que o corpo se ajuste para lidar melhor com o estresse. E esses ajustes continuam a influenciar mesmo que você se mova menos na vida adulta.
Metodologia
A pesquisa, apoiada pela Fapesp, entrevistou 242 voluntários com cerca de 40 anos, que compartilharam seu histórico esportivo. Também foram realizados testes para avaliar a modulação autonômica cardíaca.
Os participantes usaram sensores vestíveis para monitorar batimentos cardíacos e um acelerômetro preso à cintura por uma semana para medir a intensidade e o tempo de atividade física.
Os resultados mostraram que aqueles que praticaram esportes na infância ou adolescência tiveram melhores parâmetros de modulação cardíaca, mesmo que não fossem muito ativos durante o experimento.
“Esses dados reforçam a importância de incentivar a prática esportiva desde cedo”, destaca Christofaro.