Redação do Enem: como enriquecer o repertório
EDUCAÇÃO

Redação do Enem: como enriquecer o repertório

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) representa um dos maiores desafios enfrentados pelos discentes. A noção de repertório suscita, frequentemente, indagações entre os candidatos: o que, de fato, implica? Como expandir tal conhecimento? De que maneira aplicar o conteúdo na elaboração da redação?

 

O que é repertório?

No âmbito do Enem, repertório se refere a informações que o aluno incorpora à redação, transcendentais à coletânea fornecida na prova. Trata-se de saberes não contemplados no material de apoio, mas assimilados pelo estudante em diferentes momentos de sua vida, sendo posteriormente relacionados ao tema, conforme elucidado por Gabrielle Cavalin, coordenadora de Redação das Unidades Escolares do Poliedro.

 

Ela elucidou que o Enem adota três critérios para avaliar o repertório:

Legitimidade. “O conteúdo deve estar fundamentado em uma área do conhecimento. Ao utilizar uma informação jornalística, qual é a fonte? Se mencionar um conceito, de que disciplina provém? Se citar um livro, qual é o seu título?”

Pertinência. “O repertório deve estar intrinsecamente ligado ao tema em discussão.”

Produtividade. “Este é o aspecto em que os alunos enfrentam maiores desafios: relacionar o repertório à argumentação. Muitas vezes, o aluno possui uma referência, mas não consegue articular sua conexão com o raciocínio apresentado.”

É imperativo que os discentes incluam, ao menos, um repertório em suas redações que atenda aos três critérios, seja na contextualização ou na argumentação do texto.

 

Como ampliar o repertório?

Cavalin recomenda que os alunos consumam leituras e filmes que sejam estratégicos para a reflexão sobre a sociedade, organizando o estudo por eixos temáticos, como saúde, educação e cidadania.

Por exemplo, ao ler um livro ou assistir a um filme relacionado à saúde, o aluno pode estabelecer conexões com temas da redação, como os desafios das infecções sexualmente transmissíveis no Brasil ou o acesso à saúde no país.

“Recomendamos que os alunos leiam, ao menos, um livro ou assistam a um filme nas áreas de saúde, educação e cidadania,” ressalta.

 

Como aplicar o repertório na redação?

Após explorar novos livros, filmes ou músicas, é crucial que o candidato saiba aplicar esse conhecimento na redação. Cavalin enfatiza a necessidade de treinos semanais.

Os alunos podem revisitar temas anteriores do Enem, diversificando os eixos de saúde, educação e cidadania, para aprimorar a aplicação do repertório.

“Uma outra sugestão é analisar textos de alunos bem-sucedidos, observando como eles mobilizaram seus repertórios,” comenta, sublinhando que a intenção não é copiar, mas estudar exemplos para obter referências.

A coordenadora ainda indica dois sites: Desempenhos Med, que compila depoimentos e redações de estudantes que ingressaram em medicina, e Redação à Mil, uma cartilha de redações nota mil do Enem.

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