Terá a Geórgia o mesmo destino da Ucrânia
ESPÍRITO SANTOINTERNACIONAL

Terá a Geórgia o mesmo destino da Ucrânia

Porquê é que os georgianos protestam na rua todos os dias? A maioria da população quer integrar a União Europeia e a NATO, mas sente cada vez mais a ameaça de Vladimir Putin. Terá a Geórgia o mesmo destino da Ucrânia? Questões abordadas na reportagem da jornalista Susana André, apresentada esta quinta-feira no Jornal da Noite.

“A Geórgia está neste momento numa posição muito complicada entre dois universos. Estratégicamente está ali demasiado próximo da Rússia, essa sempre foi a sua ‘pedra no sapato’. Há décadas que os georgianos lutam contra este domínio, esta tentativa da Rússia de continuar a dominar as suas antigas repúblicas soviéticas.
A Geórgia, desde o início, sempre teve uma sociedade civil muito ativa e, portanto, sempre tentou afastar esta influência russa que agora se torna uma ameaça cada vez maior, sobretudo depois da chegada de Donald Trump ao poder”, explica a jornalista da SIC, em entrevista na SIC Notícias.
Susana André descata o “risco cada vez mais ameaçador” com a nova Administração Trump, dado que “a Geórgia neste momento tem um terço do território ocupado desde 2008 por tropas russas”.

“A Rússia tem três bases militares num país soberano. E isto é uma realidade contra a qual eles têm lutado também nas últimas décadas, mas neste momento têm, e têm-no já há dez anos, um governo pró-russo chamado ‘Sonho Georgiano’. E este governo tem tentado, cada vez mais, através de inúmeras medidas, impor a governação russa na Geórgia”, acrescenta

Fonte: Sic Notícias

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0
Maryhanderson Ramos Ovil
Jornalista e redatora, publicitária

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *