Visitas de Palhaços Aceleram Recuperação de Crianças Internadas, Revela Estudo
SAÚDESOCIAL

Visitas de Palhaços Aceleram Recuperação de Crianças Internadas, Revela Estudo

A pesquisa revelou que as visitas de palhaços a crianças com pneumonia podem reduzir o tempo de internação em 26 horas e encurtar a duração do uso de antibióticos intravenosos em um dia.

“A atuação dos palhaços alivia o estresse e a ansiedade, aprimora a adaptação psicológica ao ambiente hospitalar e facilita a adesão aos planos de tratamento, como a ingestão de antibióticos orais e fluidos”, declarou a Dra. Karin Yaacoby-Bianu, do Carmel Medical Center e da Faculdade de Medicina Rappaport, em Israel, durante o Congresso da Sociedade Respiratória Europeia (ERS) em Viena.

A pesquisa acompanhou 51 crianças com pneumonia, de dois a 18 anos. Enquanto um grupo recebeu o tratamento padrão, o outro também teve visitas de 15 minutos de um palhaço do Projeto Dream Doctors duas vezes ao dia durante as primeiras 48 horas de internação.

Os profissionais usaram técnicas de relaxamento, como música, canto e imaginação guiada, além de estimular a alimentação e hidratação autônoma das crianças.

“Palhaços hospitalares, treinados especificamente para atuar em centros de saúde, demonstraram reduzir a dor e aliviar o estresse e a ansiedade durante o tratamento médico, sendo gradualmente integrados ao atendimento hospitalar”, afirmou Yaacoby-Bianu.

Como resultado, os pesquisadores constatam que o grupo submetido a visitas de palhaços durante a internação apresentou uma redução média de 26 horas no tempo de hospitalização e uma diminuição aproximada de um dia no uso de antibióticos intravenosos, em comparação ao grupo controle. Além disso, foram observadas reduções na frequência respiratória e cardíaca, bem como nos marcadores inflamatórios.

“A risada e o humor oferecem benefícios fisiológicos diretos, como a diminuição da frequência respiratória e cardíaca, redução da retenção de ar, regulação hormonal e aprimoramento da função imunológica”, afirmou a Dra. Karin.

O Dr. Stefan Unger, presidente do Grupo ERS de Infecção Respiratória Pediátrica e Imunologia e consultor em Pediatria Respiratória no Royal Hospital for Children and Young People, no Reino Unido, endossou a pesquisa, ressaltando que os benefícios se estendem também ao aspecto financeiro das internações.

“Integrar palhaços hospitalares à equipe multidisciplinar em casos de pneumonia pode reduzir o estresse físico e emocional em crianças e suas famílias, além de diminuir custos e aliviar a carga sobre os sistemas de saúde”, disse Unger.

O grupo responsável pelo estudo pretende realizar pesquisas adicionais para explorar o impacto dos palhaços hospitalares em outras doenças e identificar novas áreas de eficácia.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:SAÚDE

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *