Prefeitura quer implantar linha de VLT na zona sul do Rio em 2025
BRASILGERALÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura quer implantar linha de VLT na zona sul do Rio em 2025

Projeto prevê trajeto de 12 quilômetros entre Botafogo e Gávea

A prefeitura do Rio de Janeiro pretende implantar a linha Botafogo-Gávea do veículo leve sobre trilhos (VLT), na zona sul da cidade, no primeiro semestre de 2025.

O edital de licitação deve ser lançado ainda neste semestre. O projeto prevê 12 quilômetros de extensão com 13 paradas e investimentos de R$ 1,3 bilhão por meio de parceria público-privada (PPP).

O prefeito Eduardo Paes também anunciou hoje (7) que pretende substituir os corredores do sistema BRT (os ônibus de trânsito rápido) da Transoeste e da Transcarioca por VLTs. “O projeto de VLTzação” do sistema BRT é de longo prazo, é um plano de 15 anos”, disse Paes.

Segundo o prefeito, haverá reaproveitamento dos corredores, uso de estações e infraestrutura dos BRTs e manutenção do traçado para reduzir custos e prazos de implementação dos VLTs. O projeto prevê 251 quilômetros de extensão com expectativa de atender 500 mil passageiros diariamente.

“Nada do que já foi feito se perde. Ao contrário, facilita a nossa vida para dizer que este plano é viável, porque, na prática, a infraestrutura está pronta”, afirmou Paes. “O VLT é um caso de sucesso. Temos tido uma boa experiência com o VLT.”

Edição: Nádia Franco

Fonte: Agencia Brasil EBC

Redação: https://portales.com.br/bio/

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:BRASIL

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *