Presidente Lula acompanha anúncio das obras do Túnel Santos-Guarujá
BRASIL

Presidente Lula acompanha anúncio das obras do Túnel Santos-Guarujá

Agenda presidencial ainda prevê a participação na cerimônia de comemoração dos 132 anos do Porto de Santos, considerado o maior do hemisfério Sul, e entrega de unidades habitacionais no Guarujá

Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanha o anúncio das obras do túnel que liga Santos ao Guarujá — o primeiro túnel imerso da América Latina. Serão investidos R$ 5,8 bilhões na obra, que terá 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará imerso sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros. O empreendimento está incluído entre as obras do Novo PAC e será resultado de uma parceria público-privada (PPP).
O túnel beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral Norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal. Atualmente, a espera nas filas para cruzar o canal pode se alongar por horas e, com o túnel, as travessias vão demorar menos de dois minutos. A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações.
Durante a visita, o presidente Lula também participará de solenidade em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos. Considerado o maior do hemisfério Sul — responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil — o porto registrou, no mês de dezembro de 2023, movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas.
PARQUE DA MONTANHA — Serão entregues, durante a visita do presidente ao litoral paulista, 90 unidades do conjunto habitacional Parque da Montanha, no Guarujá (SP). Ao todo, 649 famílias que vivem em palafitas no Complexo Prainha, em Vicente de Carvalho, às margens do porto serão beneficiadas. O investimento do Governo Federal, em parceria com a prefeitura local, foi de R$ 58,3 milhões.
O Parque da Montanha é o maior conjunto habitacional em execução na Baixada Santista. No local, nos últimos seis anos, já foram entregues 814 moradias para famílias oriundas da região de palafitas do Complexo Marezinha/Prainha. O entorno do conjunto habitacional possui estrutura de drenagem, esgoto, iluminação e pavimentação em todas as ruas principais do conjunto, totalizando 10 mil metros quadrados de asfalto.

Maryhanderson Ramos Ovil

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:BRASIL

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *