Munícipios capixabas são afetados pela forte chuva no ES. Em diversos locais da Grande Vitória ocorreram alagamentos e deslizamentos e famílias foram afetadas
CIDADES

Munícipios capixabas são afetados pela forte chuva no ES. Em diversos locais da Grande Vitória ocorreram alagamentos e deslizamentos e famílias foram afetadas

As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo neste final de semana não tem previsão para ir embora e devem avançar no sentido da região noroeste e norte capixaba a partir desta segunda-feira (22). O Boletim Extraordinário da Defesa Civil do ES identifica que estas regiões capixabas poderão ter ainda registros de chuva localmente forte hoje, com acumulados que podem superar os 30 mm.
 
Grande Vitória 
 
Em Vila Velha ocorreu registros de alagamentos nos bairros Ibes, Nossa Senhora da Penha, Glória, Itapuã, Itaparica, Praia da Costa, Nova América, Nova Cobilândia, Guaranhuns, Barramares, Zumbi dos Palmares, Santa Rita, Soteco, Cobi de Baixo, Glória, Ilha dos bentos e Divino Espírito Santo. Além de registros em Terra Vermelha. Já em Vitória as ocorrências foram registradas em diversos pontos, principalmente da Grande Maruípe e na região central da Capital. A avenida Vitória ficou praticamente alagada nas imediações do Colégio Salesiano, localizado no bairro Forte São João.  

Já, em outros municípios ocorreram ventos fortes como na Serra. A Defesa Civil municipal confirmou que o córrego do bairro São Diogo II transbordou e inundou (05) cinco casas. Disse ainda que as famílias foram atendidas pela equipe técnica e que não há desalojados ou desabrigados até o momento. O valão deu vazão, desafogando as residências. A Secretaria de Serviços fez uma limpeza do canal e seus acessos durante a madrugada. Em Viana, no bairro Vila Betânia, segundo moradores a situação foi critica. Há relatos que alguns moradores perderam móveis e algumas residências foram afetadas. 

Baixo Guandu 

Com as fortes chuvas uma pessoa caiu em um bueiro e morreu. A vítima foi levada pela força da água e o Corpo de Bombeiros Militar foi  acionado para ocorrência de salvamento, porém diversas buscas foram realizadas durante toda a noite, até o amanhecer desta segunda-feira (22). O corpo foi encontrado nesta manhã às margens do Rio Doce no bairro Sapucaia, em Baixo Guandu. Em nota, a Polícia Civil (PCES) informou que o corpo da vítima será encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Colatina, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado aos familiares.

Colatina tem ventos fortes e alagamentos 

O município de Colatina recebeu neste final de semana chuvas de grande intensidade provocando danos materiais em diversas comunidades além de obstrução de vias públicas. Segundo a assessoria do SANEAR pela decisão administrativa da Diretoria e com o gerenciamento do prefeito Guerino Balestrassi as equipes foram preparadas para realizaram diversas ações emergenciais nas comunidades que foram afetadas pela tempestade, principalmente, apoio aos moradores que residem em áreas de risco.  O município recebeu mais de 45 mm de chuva e como consequência teve vários pontos críticos e todos foram detectados. Inclusive, foram registrados alagamentos nos bairros Colúmbia, Carlos Germano Naumann e na subida do Ayrton Senna e também em Honório Fraga. 

De acordo com os dados da Prefeitura de Colatina, o município teve em menos de 24 horas um acúmulo acima da média e intensas rajadas de vento. Desta forma, as equipes do SANEAR atuaram em apoio às demais secretarias na desobstrução de rede de esgoto, limpeza de ruas e avenidas, podas de árvores, varrição de estradas, retiradas de entulhos provocadas pela forte chuva e também verificação em alguns pontos do sistema de abastecimento. 

Pela manhã, as equipes foram acompanhadas pelo prefeito que esteve no bairro Fioravante Marino, no loteamento Recanto dos Pássaros. As equipes da Defesa Civil Municipal, Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e da Secretaria de Assistência Social também estão cadastrando e atendendo às famílias que tiveram prejuízo.

Atividades emergenciais são realizadas no município

Além das atividades diárias de limpeza pública e ações relativas ao saneamento básico o SANEAR realiza em diversos momentos atividades emergenciais de apoio às comunidades. Principalmente, em situações que necessitam de forte aparato de equipamentos como máquinas pesadas, tratores, caminhões e retroescavadeiras além da disposição e técnica dos operadores profissionais do SANEAR.

 

 

 

 

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:CIDADES

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *