Casagrande X Manato: Real Time Big Data traz disputa pelo voto evangélico no 2º turno
BRASILPOLÍTICA

Casagrande X Manato: Real Time Big Data traz disputa pelo voto evangélico no 2º turno

Entre os eleitores católicos, Casagrande (PSB) aparece na frente, com 50% da intenção de voto, enquanto Manato (PL) tem 39%; veja cenário entre os evangélicos

A primeira pesquisa para o governo do Espírito Santo no segundo turno revelou que o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que tenta a reeleição, e o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que disputa o Palácio Anchieta pela segunda vez, estão empatados na preferência dos eleitores evangélicos. 

Segundo o levantamento da Real Time Big Data, encomendado pela TV Vitória em parceria com a Record TV, e divulgado nesta quarta-feira (13), os dois candidatos têm 45% da intenção de voto dos evangélicos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Crescimento de Manato com novos apoios

Mesmo surgindo empatado com Casagrande na atual pesquisa da Real Time Big Data, Manato teve um crescimento de 15 pontos percentuais dentro da margem de erro, em comparação com o levantamento realizado entre os dias 26 e 27 de setembro, pouco menos de uma semana antes do primeiro turno, em que o ex-deputado federal contava com o voto de 30% dos eleitores autodeclarados evangélicos.

Isso acontece porque, segundo especialistas, Manato acabou herdando o apoio e os votos antes destinados aos candidatos que ficaram para trás no primeiro turno, mas que, assim como o ex-deputado, se declaravam conservadores e de direita. 

É o caso do ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD), que terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 146.177 votos. Guerino é declaradamente afeito a pautas em defesa da família e da moralidade, com forte apelo entre os evangélicos.

Católicos

Quando analisada a intenção de voto dos eleitores que se autodeclaram católicos, Casagrande lidera o levantamento, sendo citado por 50% dos entrevistados.

Já Manato conta com o voto de  39% dos eleitores que se dizem praticantes do catolicismo.

Entre os católicos, 6% declararam votar branco ou nulo no segundo turno, e 5% disseram estar indecisos ou prefeririam não responder. 

No grupo de eleitores evangélicos, 5% disseram que votarão branco ou nulo. Outros 5% estão indecisos ou preferiram não responder. 

A pesquisa

Foram ouvidos 1.000 eleitores de todas as regiões do Espírito Santo nos dias 11 e 12 de outubro. A margem de erro é de 03 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-05269/2022.

Fonte: Folha Vitoria
Redação: https://portales.com.br/bio/

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:BRASIL

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *