Presidente recebe credenciais de oito novos embaixadores no Brasil
ESPÍRITO SANTOINTERNACIONAL

Presidente recebe credenciais de oito novos embaixadores no Brasil

Benim, Botsuana, Eslováquia, Geórgia, Irã, Ruanda, Sérvia e Timor-Leste formalizam atuação de novos representantes diplomáticos no país

BOTSUANA — Em encontro com a embaixadora de Botsuana, Benetia Chingapane, que expressou condolências pelo ocorrido no Rio Grande do Sul, Lula frisou o carinho especial do seu governo pela África. Agropecuária, indústria de tecnologia da informação e energia limpa são temas sugeridos pela embaixadora como de interesse de seu país na cooperação técnica entre Botsuana e o Brasil. A exportação de carne brasileira para o país foi outro tema abordado.
GEÓRGIA — Já o embaixador da Geórgia, Zurab Mchedlishvili, comentou que, nos primeiros anos da década de 2010, serviu como diplomata no Brasil, tendo ajudado na própria abertura da embaixada de seu país em Brasilia, retornando ao posto hoje na condição de embaixador. Lula e Mchedlishvili ressaltaram as ótimas relações entre os dois países nas áreas política, econômica e cultural.
RUANDA — O presidente Lula felicitou o embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi, pela abertura da embaixada do país no Brasil e ressaltou que já está prevista a abertura da embaixada do Brasil em Ruanda. Lula reforçou o compromisso de apoiar o desenvolvimento da África, com destaque para a cooperação em agricultura e energia limpa, e frisou a importância de chamar os países ricos a assumirem responsabilidade pelo desenvolvimento do continente, em particular no que se refere a solucionar o problema das dívidas impagáveis das nações africanas.
BENIM — Com o embaixador do Benim, Boniface Vignon, Lula falou sobre a visita oficial do presidente do país africano, Patrice Talon, ao Brasil que tem início nesta quinta (23/5) e sobre possibilidades de cooperação técnica. Na visita oficial, haverá reunião de trabalho e cerimônia de assinatura de atos. Serão discutidas formas de intensificar a parceria em áreas como agricultura, energia, cultura, turismo, comércio e investimentos.
IRà— Ao receber o novo embaixador do Irã, Abdollah Nekounam Ghadirli, o presidente Lula expressou novamente condolências pela perda do presidente Raisi, do chanceler e das outras autoridades vitimadas pelo acidente de helicóptero no último fim de semana. O diplomata comentou que o presidente brasileiro é muito querido pelo povo iraniano. Ele citou que, antes de chegar ao Brasil, esteve com o presidente Raisi, que havia enviado cumprimentos a Lula. Ghadirli pontuou ainda que espera um futuro de prosperidade para as relações bilaterais

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *