Professoras de Vitória são destaque no Prêmio Educador Transformador
Professora Maria Aparecida Rodrigues da Costa Santos
EDUCAÇÃOESPÍRITO SANTO

Professoras de Vitória são destaque no Prêmio Educador Transformador

Em meio a uma competição acirrada que contou com a participação de mais de 3 mil educadores, duas professoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Reinaldo Ridolfi, localizado em Maria Ortiz, se destacaram ao terem seus projetos selecionados na etapa estadual do prestigiado Prêmio Educador Transformador. Claudineia Rossini Gouveia e Maria Aparecida Rodrigues da Costa Santos foram agraciadas com a notícia nesta quarta-feira (20), gerando uma onda de alegria e orgulho na comunidade escolar.
Claudineia é dinamizadora de arte e foi selecionada graças ao projeto desenvolvido por ela no ano passado, cujo nome foi “Capixabinhas Arteiros” e envolveu crianças do grupo 3 ao 6. “A ideia central foi desenvolver propostas através de experiências e experimentações que ampliassem seu conhecimento de mundo, a partir de temas que envolvessem a cultura capixaba”, explica a educadora.

Professora Claudineia Rossini Gouveia

Professora Claudineia Rossini Gouveia


Assim, Claudineia trabalhou com as crianças sobre o Manguezal que fica no entorno do CMEI, sobre pontos turísticos existentes no estado e também sobre alguns artistas capixabas e seus modos de fazer arte. Ela lembrou com carinho sobre o momento em que recebeu a notícia. “É uma felicidade enorme ter o trabalho selecionado entre os mais de 3 mil inscritos de todo o país. É uma conquista enorme e que me faz ter a certeza que estamos no caminho certo para construir uma educação pública de qualidade”, destacou Claudineia.
Já a educadora Maria Aparecida Rodrigues é professora e pedagoga da rede, e inscreveu o projeto “Universo, Via Láctea e Sistema solar: Somos poeiras de estrelas nesse imenso lugar” para concorrer ao prêmio. Dentro do projeto, ela promoveu variadas atividades de incentivo à ampliação do repertório de conhecimentos das crianças acerca das curiosidades trazidas por elas no cotidiano, evidenciando as diferentes linguagens e colocando o universo das crianças no centro das ações, com a brincadeira e a arte sendo os fios condutores para as demais linguagens da leitura e escrita, da linguagem matemática, do conhecimento de si e do mundo, da natureza e cultura.
“Desta forma, nosso objetivo foi despertar junto a elas, diferentes modos de olhar e compreender o mundo. Este projeto foi desenvolvido tendo como objetivo a articulação com as múltiplas linguagens, em que as crianças aprendessem um conjunto de experiências significativas, cujo foco das ações foi em garantir estratégias para a apropriação da leitura e escrita, com autonomia e sentido, dentro do contexto social em que elas estão inseridas”, explicou a educadora.
Maria Aparecida falou com muito carinho sobre o momento em que soube que o projeto foi selecionado pelo Prêmio Educador Transformador. “Fiquei muito feliz com a notícia, porque é um sinal de reconhecimento do trabalho, de que o projeto realmente foi um projeto potente, um projeto que envolveu as crianças e que a gente só teve alegrias em desenvolvê-lo. Então pra mim foi uma notícia muito impactante, porque ser selecionada dentre três mil profissionais da área,  é uma alegria enorme, isso significa que eu não estou no caminho errado, eu estou trilhando o caminho pelo qual eu acredito”, destacou a educadora.
Quem também falou com muita alegria da conquista das educadoras foi a diretora do CMEI Reinaldo Ridolfi, Katia Maçur. “Receber a notícia de ter duas professoras da nossa escola selecionadas para o Prêmio Educador Transformador trouxe grande alegria e orgulho a todos os profissionais do nosso CMEI. É o reconhecimento do trabalho de excelência desenvolvido por essas profissionais, que representam o trabalho de qualidade construído em nossa escola e em nosso município. Acreditamos na potência da educação infantil e seu impacto transformar na vida de nossas crianças”, frisou a gestora.

Prêmio Educador Transformador

O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa que valoriza ideias alinhadas à Educação Empreendedora de educadores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que contribuem para a formação integral dos estudantes.
Fruto da união do Prêmio Professor Transformador – realizado pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil – com o Prêmio Educação Empreendedora – do Sebrae -, o Prêmio Educador Transformador nasceu para reconhecer o talento de educadores que estão criando futuros transformadores por meio da educação empreendedora.
Com quase 3.000 inscrições na primeira edição, o Prêmio é um espaço de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Fonte:Hoje

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:EDUCAÇÃO

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *