São Paulo Lula sobre relação com Congresso: “Tem que conversar com quem não gosta da gente”
BRASIL

São Paulo Lula sobre relação com Congresso: “Tem que conversar com quem não gosta da gente”

Lula voltou a criticar a política monetária do Banco Central durante evento de inauguração de novo bloco na UFABC, em São Bernardo do Campo

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a taxa de juros, na manhã desta sexta-feira (2/6), e afirmou que recursos para a educação e a saúde não podem ser considerados gastos, mas investimentos.

As declarações foram dadas durante a inauguração de um novo bloco na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP), berço político do petista.

“Gasto é a gente pagar 13,75% de juros para o sistema financeiro deste país”, disse ele em referência à manutenção da taxa de juros básicos em 13,75% ao ano. A Selic segue no maior nível desde novembro de 2016.

Desde que assumiu o governo, Lula não tem poupado críticas à política monetária do Banco Central (BC), comandado por Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente também afirmou que “educação e saúde não são gastos; são investimento”, enquanto os estudantes da UFABC protestavam contra o marco fiscal proposto pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda) para substituir o teto de gastos.

obre o assunto
Em evento com Lula e Haddad, alunos protestam contra Lira e marco fiscal
Em SP, Lula visita berço político e Bolsonaro vai a evento da PM
Bolsonaro sobre Zanin no STF: “Prerrogativa do presidente”
Indicado por Lula ao STF, Zanin recebeu R$ 2,9 milhões do PT
Presente no evento, o próprio Haddad também discursou. Ex-ministro da Educação, ele era o titular da pasta quando a UFABC foi inaugurada, em 2006, durante o primeiro mandato de Lula.

“Vocês continuam com um aliado no Ministério da Fazenda”, disse Haddad aos alunos, sob aplausos.

Quer fazer uma renda extra, com avaliação de carro?
Estudantes, professores, organizações e entidades têm defendido que recursos para a área da educação fiquem fora das regras do marco fiscal.

Lula participou do evento acompanhado pela primeira-dama, Janja, e pelos seguintes ministros:

Fernando Haddad (Fazenda);
Luciana Santos (Ciência e Tecnologia);
Camilo Santana (Educação);
Alexandre Padilha (Relações Institucionais);
Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário);
Luiz Marinho (Trabalho);
Márcio França (Portos e Aeroportos);
Renan Filho (Transportes); e
Cida Gonçalves (Mulheres).
Também participaram do evento o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), adversário do PT; o senador Alexandre Giordano (MDB-SP), que assumiu a vaga em 2021 após a morte de Major Olímpio, de quem era suplente; os deputados petistas Arlindo Chinaglia e Vicentinho, além do psolista Ivan Valente e do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT).

Novo bloco
O bloco Zeta da UFABC é um prédio construído no campus de São Bernardo e que vai abrigar 22 laboratórios de pesquisa científica e inovação tecnológica nas mais diversas áreas, como genética, desenvolvimento energético e equipamentos médicos. Há um laboratório, por exemplo, destinado ao desenvolvimento de inovações em doenças cardíacas complexas.

Metrópoles
Maryhanderson Ramos Ovil

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:BRASIL

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *