Donativos internacionais chegam cada vez mais rápido ao Rio Grande do Sul
ESPÍRITO SANTOINTERNACIONAL

Donativos internacionais chegam cada vez mais rápido ao Rio Grande do Sul

Parceria entre Ministério dos Portos, Receita Federal e Ministério das Relações Exteriores ajuda no esforço logístico com empresas de transporte aéreo e marítimo para reforçar ação humanitária aos gaúchos
para acelerar as entregas de donativos internacionais, enviados por entidades governamentais, organizações assistenciais, cidadãos estrangeiros e comunidades brasileiras ao redor do mundo, para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Os ministérios de Portos e Aeroportos e das Relações Exteriores — por meio da Agência Brasileira de Cooperação, da Embaixada do Brasil em Lisboa e do Consulado do Brasil e Miami — articularam, junto a doadores e às transportadoras Azul, Latam e Maersk, o envio da grande quantidade de doações provenientes de doadores estrangeiros e das comunidades brasileiras em Portugal e nos EUA, com apoio de grande número de voluntários das redes de solidariedade espontaneamente formadas nos dois países.
No sábado (18/5), chegaram a Campinas, em vôo da Azul Linhas Aéreas, três toneladas de donativos enviados da Flórida pelas comunidades brasileiras em Fort Lauderdale e Orlando. De Campinas, a carga de donativos será transportada, gratuitamente, como parte do programa Avião Solidário da Latam Airllines, até Curitiba, de onde seguirá para o Rio Grande do Sul.
De Portugal, também em voo da Latam, no sábado, chegaram a Canoas os primeiros 300kg de doações coletadas pela comunidade brasileira em Lisboa. O vôo chegou a Canoas transportando também três toneladas de doações de todo o Brasil. Cerca de nove toneladas de donativos dos EUA estão a caminho do Brasil em navio da Maersk.
Ainda no sábado, chegou a Guarulhos, São Paulo, o primeiro de três aviões com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos e da comunidade brasileira naquele país. Segundo a Embaixada dos EAU em Brasília, nessa primeira leva vieram 500 geradores, 10 mil pacotes com redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos para higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares. A decolagem do segundo avião com donativos dos Emirados Árabes Unidos está prevista para esta segunda-feira (20/5).
No domingo (19/5), o Ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, telefonou ao Chanceler dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Zayed, para agradecer as doações emiráticas ao Rio Grande do Sul.
SAMARITAN’S PURSE – Na semana passada, a cidade de Canoas (RS) recebeu carregamentos de doações feitas pela ONG norte-americana Samaritan’s Purse, composta por 10 estações de purificação de água com capacidade de 400 mil litros por hora, seus materiais e componentes, e outros bens emergenciais. Os equipamentos fornecem água potável para até 100 mil pessoas. Além de ter o apoio da ABC/MRE, a operação contou com a participação do Ministério da Defesa, Defesa Civil, Receita Federal e Polícia Federal.
SIMPLIFICAÇÃO – A Receita Federal está atuando para agilizar o desembaraço aduaneiro das doações chegadas do exterior, por meio do programa “Receita Via Rápida”, possibilitando o transporte acelerado ao Rio Grande do Sul. Todo procedimento será realizado pela própria Receita e pelos governos estadual e municipais: as doações poderão ser despachadas por meio de Declaração Simplificada de Importação em papel (DSI formulário), Declaração Simplificada de Importação e Declaração de Importação. Essas doações serão isentas de todos os tributos.

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *