Entenda a doença rara de Céline Dion, que causa rigidez nos músculos
BRASILSAÚDEÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda a doença rara de Céline Dion, que causa rigidez nos músculos

A síndrome de stiff-person é uma doença neurológica, autoimune e sem cura. Segundo especialistas, afeta principalmente mulheres

No início do mês de dezembro, a cantora Céline Dion, 54 anos, revelou em seu perfil no Instagram que foi diagnosticada com um doença rara: a síndrome de stiff-person também conhecida como síndrome da pessoa rígida.

Desde então, muitas pessoas têm se perguntado o que é esse problema. Entre as principais características, estão a perda da capacidade de falar e andar por conta da tensão dos músculos.

Por causa do problema, Celine precisou cancelar oito dos seus shows para o ano que vem, além de adiar outra parte deles para 2024.

Saiba mais sobre a síndrome da pessoa rígida

Segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento, a síndrome da pessoa rígida afeta o sistema nervoso central, porém apresenta manifestações neuromusculares. Portanto, causa rigidez muscular com piora gradual, começando no tronco e no abdômen. Com o passar do tempo, acaba afetando os músculos do corpo todo.

De maneira geral, a doença é mais comum entre mulheres. Muitas vezes acontece em pessoas com diabetes tipo 1, com tireoidite, ou certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama.

Como não tem cura, o tratamento tem por objetivo aliviar os sintomas e pode incluir diazepam (um sedativo), baclofeno (um relaxante muscular) e corticosteroides.

Ainda de acordo com o Manual MSD, o diagnóstico é feito por meio de exames de imagem e de sangue. A suspeita começa a partir do quadro clínico, com queixas do paciente.

Só aí, então, são indicados os exames específicos para confirmar ou descartar a suspeita.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: FOLHA VITORIA
https://portales.com.br/bio

Qual Sua Reação?

Alegre
0
Feliz
0
Amando
0
Normal
0
Triste
0

You may also like

More in:BRASIL

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *